Vou abordar segundo meu entendimento, a diferença e o principal uso de três conceitos importantes para analisar o desempenho financeiro e de anúncios da nossa empresa .
- LUCRO DE UMA EMPRESA
O que é?
O LUCRO é a diferença entre a receita total e os custos totais de uma empresa. Ele mostra quanto a empresa realmente ganha após pagar todas as despesas.
Fórmula:
Lucro = Receita - Custos
Exemplo:
Se uma empresa fatura R$ 10.000, mas tem custos de R$ 6.000, o lucro será:
R$ 10.000 - R$ 6.000 = R$ 4.000
PS : Jamais o lucro poderá ser maior que 100%
- ROI (Return on Investment)
O que é?
O ROI (Retorno Sobre o Investimento) mede o retorno obtido em relação a um investimento feito, não só em publicidade, mas em qualquer área da empresa ( Qualquer investimento que gere despesas)
Ele mostra quanto de lucro foi gerado para cada real investido.
Fórmula:
ROI = Lucro obtido com o investimento - Custo do investimento / Custo do investimento x 100%
Exemplo:
Imagine que você investiu R$ 1.000 em uma campanha e ela gerou uma receita de R$ 3.000. Considerando que o lucro obtido é a diferença entre a receita e o investimento:
• Lucro OBTIDO = R$ 3.000 - R$ 1.000 = R$ 2.000
• ROI = R$ 2.000 / R$1.000 = 2 x 100% = 200%
Isso significa que para cada R$ 1 que você investiu ,houve um retorno de R$ 2 além do capital gasto .
- ROAS (Return on Advertising Spend)
O que é?
O ROAS (Retorno Sobre os Gastos com Publicidade) é uma métrica específica para campanhas de anúncios ( ADS ) Ele mostra quanto de receita foi gerado para cada real gasto em publicidade ( ADS )
Fórmula:
ROAS = Receita gerada com os anúncios / Custo dos anúncios
Exemplo:
Se você investiu R$ 500 em ADS e gerou R$ 2.500 em receita ( vendas) temos:
• ROAS = R$ 2.500 / R$ 500 = 5
Isso pode ser interpretado como “para cada R$ 1 investido em anúncios, a campanha retornou R$ 5 em receita”.
CONCLUINDO:
• ROI: Avalia o retorno em relação a todo o investimento (incluindo custos operacionais, de produção, etc.), dando uma visão completa da rentabilidade.
• ROAS: Foca apenas na relação entre o que foi investido em publicidade e a receita gerada por ela.
Sendo assim , para saber se o que está investindo em ADS está valendo a pena ou não, fique de olho no ROAS .
PS: Agora você já sabe que esses milhões de cursos que estão prometendo por aí 200 % , 500% , 1000% … de retorno ! Não se refere ao Lucro que terá e sim ao RÓI que a técnica “ pode “ gerar .
No mais , desejo a todos muito sucesso em suas vendas