Diferença entre LUCRO , ROI e ROAS

Vou abordar segundo meu entendimento, a diferença e o principal uso de três conceitos importantes para analisar o desempenho financeiro e de anúncios da nossa empresa .

  • LUCRO DE UMA EMPRESA

O que é?

O LUCRO é a diferença entre a receita total e os custos totais de uma empresa. Ele mostra quanto a empresa realmente ganha após pagar todas as despesas.

Fórmula:

Lucro = Receita - Custos

Exemplo:

Se uma empresa fatura R$ 10.000, mas tem custos de R$ 6.000, o lucro será:

R$ 10.000 - R$ 6.000 = R$ 4.000

PS : Jamais o lucro poderá ser maior que 100%

  • ROI (Return on Investment)

O que é?

O ROI (Retorno Sobre o Investimento) mede o retorno obtido em relação a um investimento feito, não só em publicidade, mas em qualquer área da empresa ( Qualquer investimento que gere despesas)
Ele mostra quanto de lucro foi gerado para cada real investido.

Fórmula:

ROI = Lucro obtido com o investimento - Custo do investimento / Custo do investimento x 100%

Exemplo:

Imagine que você investiu R$ 1.000 em uma campanha e ela gerou uma receita de R$ 3.000. Considerando que o lucro obtido é a diferença entre a receita e o investimento:

• Lucro OBTIDO = R$ 3.000 - R$ 1.000 = R$ 2.000

• ROI = R$ 2.000 / R$1.000 = 2 x 100% = 200%

Isso significa que para cada R$ 1 que você investiu ,houve um retorno de R$ 2 além do capital gasto .

  • ROAS (Return on Advertising Spend)

O que é?

O ROAS (Retorno Sobre os Gastos com Publicidade) é uma métrica específica para campanhas de anúncios ( ADS ) Ele mostra quanto de receita foi gerado para cada real gasto em publicidade ( ADS )

Fórmula:

ROAS = Receita gerada com os anúncios / Custo dos anúncios

Exemplo:

Se você investiu R$ 500 em ADS e gerou R$ 2.500 em receita ( vendas) temos:

• ROAS = R$ 2.500 / R$ 500 = 5

Isso pode ser interpretado como “para cada R$ 1 investido em anúncios, a campanha retornou R$ 5 em receita”.

CONCLUINDO:

• ROI: Avalia o retorno em relação a todo o investimento (incluindo custos operacionais, de produção, etc.), dando uma visão completa da rentabilidade.

• ROAS: Foca apenas na relação entre o que foi investido em publicidade e a receita gerada por ela.

Sendo assim , para saber se o que está investindo em ADS está valendo a pena ou não, fique de olho no ROAS .

PS: Agora você já sabe que esses milhões de cursos que estão prometendo por aí 200 % , 500% , 1000% … de retorno ! Não se refere ao Lucro que terá e sim ao RÓI que a técnica “ pode “ gerar .

No mais , desejo a todos muito sucesso em suas vendas :pray:t2:

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Olá Maily, ótimo post, conteúdo importante para todos aprenderem mais sobre o seu negócio, se é rentável, quanto é rentável e como andam as métricas para análise e tomada de decisões.

Muito obrigado! Abraço.

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Obrigada Jeferson , creio que seja um tópico que ajudará mais os iniciantes .
Tirando por mim mesma que passei um tempinho embolando as coisas rss

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Boa! Como se trata de um tema bem específico, todo exclaressimendo é de grande ajuda. Show de Bola @Maily!!! Valeu! :clap:

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Oi Maily, parabéns pelo tópico, muito bom e esclarecido.

Agora é fazer os cálculos. Obrigada!

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