O artigo apresenta um guia sobre tendências de comportamento, consumo e comunicação para 2025, dividido em três direções principais, cada uma com duas tendências.Ele explora como marcas podem se adaptar às mudanças culturais, sociais e tecnológicas para criar conexões autênticas e oferecer soluções relevantes.
Direções e Tendências
Quando é internet demais
Marketing absurdo.: Uso de humor surreal e conteúdo inesperado para capturar atenção em meio ao excesso de estímulos digitais.
Offline é o novo luxo: Valorização de experiências físicas e conexões reais como refúgio da sobrecarga digital.
Quando tudo é “for you”
Um fandom de cada vez : Foco em nichos e comunidades específicas para engajar consumidores.
Idade é só um número :Segmentação por interesses e necessidades, não por faixa etária.
Quando o contexto se impõe
Natureza inevitável : Sustentabilidade como prioridade as estratégias de marca, devido a crise climática
Símbolos de confiança : Transparência e autenticidade como diferenciais em um mundo de conteúdo gerado por IA.
Ações Recomendadas
Tenha um ponto de vista claro e autêntico.
Priorize experiências simples e espontâneas.
Conecte-se com comunidades e nichos específicos.
Valorize o offline e materialize sua marca.
Adapte-se rapidamente as mudanças e atualize referências nostálgicas.
Entenda e reduza o impacto ambiental.
Inspire confiança com transparência e liderança de pensamento.
Um texto publicado a título de curiosidade e ratificando que : Conhecimento nunca é demais .
Espero que agrade e desejo a todos excelentes vendas !
Então Jeferson , eu interpretei essa parte mais ou menos assim :
O problema não é estar conectado ou usar a internet… o exagero é o problema.
Você liga para um banco , um suporte, um estabelecimento comercial… é só consegue falar com IA . ( Eu mesma comprei um curso caro por sinal e TODOS os canais de comunicação eram atendidos por IA ) larguei o curso e pedi estorno, sinceramente não suporto não conseguir falar com pessoas quando necessário.
Outro : você tá lá assistindo uma aula no YouTube , concentrado e entra um anúncio! Afff comigo esse tipo de promoção sai pela culatra, pq pulo o mais rápido possível e realmente me irrita .
Acho que se refere a voltar a humanizar novamente alguns aspectos.
O que era chique antes , está ficando chato e monótono.
Eu tenho um outro fornecedor e contratei um serviço, de quando enviam um produto meu , mandam uma cartinha escrita A MÃO , de agradecimento.
Precisa ver como as pessoas adoram !!! É como se voltassem a sentir que são únicas e importantes . : “ olha , escreveram uma carta PRA MIM , com meu nome e tudo “
Saindo da parte comercial : antigamente queríamos falar com uma pessoa, simplesmente ligávamos e pronto .
Agora , você manda mensagem pelo WhatsApp pra perguntar se pode ligar .
Nós desejamos feliz Natal , Ano Novo , aniversário…. Tudo por mensagem e ainda CTrl C + CTrl V
Por esse ângulo acho realmente chique o off-line
Vai que “ Exterminador do Futuro “ é uma profecia …
Desejo a todos ótimas vendas e o reencontro do “ calor humano “